quarta-feira, 28 de maio de 2008

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL


Nos dias de hoje, percebe-se que as crianças começam a formar sua leitura de mundo e despertar para rabiscos, traços e desenhos desde cedo, conforme as oportunidades que lhes são oferecidas. Cabe então, enfatizar que se faz necessário colocá-las em contato com a leitura e a escrita de maneira prazerosa. Um importante caminho a ser seguido nesse aspecto é a exploração fruitiva da literatura infantil.


É necessário oferecer às crianças os mais diversos materiais de leitura. O professor deve transformar a sala de aula num ambiente estimulante, com as mais variadas situações, em que a criança possa manifestar livremente a compreensão e os questionamentos que faz a partir da leitura de textos literários. Por isso, o professor deve contar histórias, criando um clima afetivo e de aproximação entre as crianças. Ao ler uma história, o professor também proporciona esta aproximação com a vantagem de o texto trabalhar com a linguagem e produção literária, permitindo que a criança conheça o fascinante mundo da Literatura Infantil. Através da leitura de histórias pelo professor, a criança deve ser incentivada a se manifestar, a participar ativamente, fazendo perguntas, comentários e a interpretação oral da história. Ouvindo histórias, tomando contato com livros de Literatura Infantil, a criança apresenta interesse para a leitura e produção de textos. É importante que o professor selecione livros infantis no nível de interesse das crianças, e ao mesmo tempo incentive-as a escolher livremente sua leitura para que, aos poucos, possam fazer a seleção, tendo liberdade de fazer a sua própria leitura.


“Se se quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história.Dessas onde não faltem animais, ou deuses e muita fantasia.Porque é assim – suave e docemente que se despertam consciências.” Jean de La Fontaine

3 comentários:

alana disse...

essa historía ér massa pvta

Juju disse...

Este texto foi muito bom para mim e o trabalho que eu viz vicou muito bom

Juju disse...

Este texto foi muito bom para mim e o trabalho que eu viz vicou muito bom